Sobre

Automóvel & Requinte é um site automotivo com notícias, dicas, vídeos, história e curiosidades automotivas. Este site não possui nenhum vínculo com a extinta revista Automóvel & Requinte.

Notícias

Honda Falcon 400i 2013 finalmente chega as lojas

940Visualizações

 A Honda demorou, mas agora já estão chegando as lojas a nov Falcon 400i. Com injeção eletrônica, modelo marca o retorno da Honda no segmento de 400 cc, e conquista os consumidores por sua versatilidade A categoria on/off road acaba de receber mais uma integrante de sucesso da linha de motocicletas Honda: a NX 400i Falcon 2013. Baseado no sucesso NX4 Falcon, recebeu atualizações que a deixaram em acordo com as normas ambientais (emissão de poluentes). Além disto, o modelo ganhou novo design que mantiveram o DNA, sistema de injeção eletrônica PGM-FI, e promete agradar os motociclistas que buscavam uma motocicleta de média cilindrada com apelo de uso misto. A utilização da injeção eletrônica marca o retorno da Honda ao segmento de 400cc, uma vez que atende com folga as normas do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). A motocicleta, que será produzida na fábrica de Manaus (AM), promete agregar mais conforto, agilidade e torque no momento da pilotagem, graças ao sistema de injeção PGM-FI. Mas as novidades não param por aí. O novo design transmite modernidade e arrojo aliado ao estilo aventureiro. Todos esses atributos visam atender às expectativas dos consumidores brasileiros, que passam a contar agora com uma versão intermediária de cilindrada dentro da categoria on/off road. A Honda irá comercializar o modelo a partir de agosto em toda a sua rede de concessionárias, e a estimativa é vender mais de 11.000 mil unidades por ano.

O DNA on/off é evidente em todo o projeto da NX 400i Falcon, com linhas agressivas e modernas, que transmitem beleza, sofisticação, imponência, e, consequentemente, grande destaque dentro de sua categoria. Na dianteira, o modelo é equipado com farol multi-refletor, com lentes de policarbonato de 60/55 W, que propiciam excelente visibilidade noturna. O desenho da carenagem mostra modernidade, e é referência no segmento. Conta ainda com espelhos mais modernos e melhor posicionados, que irão facilitar a pilotagem em qualquer situação. O para-lama frontal da NX 400i Falcon localizado junto à roda dianteira, confere ao modelo um visual mais impactante e moderno. Outro destaque é o completo painel de instrumentos, totalmente atualizado e agora, digital. Em seu visor, é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes espia da injeção eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro.

Já na parte traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas e sinalizadores independentes, que permitem maior segurança durante a pilotagem noturna, além de oferecer uma iluminação potente e a correta distribuição do facho de luz. Outro grande destaque é a posição de pilotagem mais ereta, graças ao guidão alto e largo, e que permite rápidas mudanças de trajeto com estabilidade. O assento em dois níveis e as alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa, mesmo em percursos mais longos. O modelo vem equipado com bagageiro integrado às alças do garupa, que facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauletos. Outro item de destaque é o escapamento, que conta com uma As principais dimensões, comprimento x largura x altura, são respectivamente de 2.157 x 789 x 1.222 mm, com distância entre os eixos de 1.434 mm.

São vários os atributos que fazem da NX 400i Falcon uma motocicleta única em sua categoria. A prova disso é a sua força vindo do motor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm3 e cárter seco com sistema RFVC (Radial Four Valve Chamber). O grande destaque do modelo 2013 é ser alimentado por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que aliado ao catalisador, faz com que a motocicleta atenda ao Promot 3 em níveis bem abaixo aos estabelecidos pela legislação. Desenvolve potência máxima de 28,7 cv a 6.500 rpm, e torque máximo de 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação de uso, além de força para vencer obstáculos urbanos com facilidade, como buracos, lombadas, ruas ou estradas mal pavimentadas. A NX 400i Falcon possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que assegura o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

O chassi da NX 400i Falcon é do tipo berço semiduplo, de grande rigidez, que oferece uma condução fácil e ágil com total equilíbrio do conjunto em qualquer tipo de terreno. Além disso, para garantir boa absorção às imperfeições e desníveis da pista, a motocicleta conta com suspensão dianteira de longo curso com 215 mm na dianteira, e sistema Pro-link de 180 mm de curso na traseira. Para complementar o conjunto, é equipada com rodas de 21’’ na frente e traseira de 17’’, além de pneus MT 60 de uso misto, que proporcionam maior aderência e capacidade de tração na transposição de obstáculos. Outro diferencial está ligado à segurança do motociclista, uma vez que o modelo conta com sistema de freio a disco hidráulico. Na dianteira com cáliper de duplo pistão e 256 mm de diâmetro, e na traseira com pistão simples e 220 mm de diâmetro. Tudo isso para assegurar eficiência nas frenagens. A NX 400i Falcon 2013 estará disponível nas cores preta, vermelha metálica e prata metálico, e com preço público sugerido de R$ 18.900,00. O valor tem como base o Estado de São Paulo e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Motor:  RFVC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
 Tipo do chassi:   Semi berço duplo
 Cilindrada: 397,2cc
 Sistema de alimentação:  Injeção eletrônica PGM-FI
 Torque máximo: 3,27kgf.m a 6.000rpm
 Peso: seco 158 kg
 Transmissão: 5 velocidades
 Pneu dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S) Potência máxima 28,7cv a 6.500rpm
Pneu traseiro: 120/90 – 17M/C (64S)
 Comprimento x largura x altura: 2157 x 789 x 1222mm respectivamente
 Capacidade do tanque: 15,3 litros
 Cores:  Vermelho metálico, preto fosco e prata metálico Sistema de partida Elétrica.
 Preço: R$ 18.900,00*
 *O valor acima refere-se ao preço público sugerido, base São Paulo, para pagamento à vista, e não inclui despesas com frete e seguro.

Junior Nunes
Youtuber e blogueiro apaixonado por carros e automobilismo.

Deixe uma resposta