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Viat Viaggio: A volta do Tempra

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 A Fiat, líder de vendas de veículos no Brasil a 11 anos não tem um sedã de sucesso desde o Tempra, lançará no final do ano aqui no Brasil o Viaggio, criado a partir do Alfa Romeu Giullieta e do Dodge Dart americano deverá vir com o nome de Tempra, para tentar repetir o seu sucesso nos anos 90 e continuar com a liderança do mercado nacional.

 O carro será fabricado na nova fábrica, no município de Goiana em Pernambuco e ficará acima do Linea, que é derivado do Punto. A princípio a fábrica em Pernambuco fabricaria um compacto para substituir o Mille, mas com a Compra de Chrysler, a Fiat mudou os planos e fabricará veículos médios da Fiat e da Chrysler, um SUV e uma picape média.

Fotos: Divulgação

 Lançado na China este ano, o desenho do Viaggio lembra o Bravo. Vem equipado com o já conhecido motor 1.4 T-Jet, com 150cv. Tem acabamento de primeira, ótimo espaço interno, mas o porta-malas acomoda apenas 370 litros. O sedã virá para brigar neste mercado disputadíssimo dos sedãs médios com o Honda Civic, Toyota Corolla, VW Jetta, Chevrolet Cruze, Ford Focus Sedã, Peugeot 408, Citroen C4L, Renault Fluence, Nissan Sentra, Hyundai Elantra e Mitsubishi Lancer.

Fiat Tempra no Brasil

 O Tempra foi lançado na Europa em 1990, derivado do Fiat Tipo(lançado em 1988 na Europa), para substituir o Fiat Regata.

 No Brasil o Tempra chegou no final de 1991, foi lançado com motor 2.0, com a missão de desbancar  Chevrolet Monza,  VW Santana e Ford Versailles .

 Em 1993 veio a versão 16V, com 127 cv de potência, o primeiro carro com motor de quatro válvulas por cilindro fabricado no Brasil, chegava aos 202 km/h. Como opcionais, ar condicionado digital programável, bancos em couro elétricos com regulagem de altura e apoio lombar, freios com ABS, check control, retrovisores fotocromáticos. No mesmo ano surgiu a versão i.e., com motor 2.0 com injeção eletrônica singlepoint e também a versão duas portas, fabricada só no Brasil entre 1993 e 1995. Ainda em 1993 o Tempra era oferecido nas versões Prata e Ouro, identificadas pelo logotipo com o nome prateado ou dourado.

 Em 1994 veio o Tempra Turbo, com motor 2.0 tubo com 165 cv, que chegava aos 210 km/h, foi considerado a carro mais veloz fabricado no Brasil, chegando aos 210 km/h. Com rodas esportivas e aerofólio traseiro.

 Em 1995 veio a versão Stile com o mesmo motor 2.0 turbo, mas com quatro portas, tinha rodas esportivas, mas era discreto. A Versão Prata foi substituída pela versão ie, com motor 2.0 8V.

 Em 1996 o Tempra recebeu um face lift, com faróis menore, lanterna traseira com pisca e luzv de ré em forma de gota, então surgiram as versões SX, SX16V,  HLX 16V e a Versão Stile Turbo ficou ainda mais discreta, sem as rodas esportivas, como modelo 1997.

Fotos: Reprodução/Internet

 Em 1998 o Tempra foi reestilizado e veio a versão City, como modelo 1999, ganhou nova grade e para-choques inteiramente na cor da carroceria. Eram oferecidas apenas as versões 2.0 8V e 16V, deixando de ser produzidas as versões SX e HLX e a versão Stile com motor Turbo. O Tempra saiu de linha e no dia 30 de outubro de 1998, quando a Fiat lançou o Marea.

Os nomes do sedã

Brasil: Fiat Tempra
Europa: Alfa Giulietta
EUA: Dodge Dart
China: Fiat Viaggio

Junior Nunes
Youtuber e blogueiro apaixonado por carros e automobilismo.

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