Honda Biz 100: praticidade com identidade jovem e moderna Modelo vem para completar a categoria Family e busca atrair os iniciantes de duas rodas Versatilidade, praticidade e economia. Estes foram alguns dos atributos que chamaram a atenção do público quando a Honda lançou a C 100 Biz, em 1998. Mas o conceito desta moto da categoria Family evoluiu e se sofisticou, passando para 125 cc, com injeção eletrônica e sistema Flex de abastecimento. Apesar do elevado número de vendas e sucesso absoluto neste segmento, há ainda uma parcela dos consumidores que buscam um modelo de entrada no segmento, econômico para o dia a dia, com preço acessível, e que ainda conta com um design moderno. Foi pensando neste público que a Honda voltou às origens e traz para o mercado nacional a Biz 100 2013. Produzido em Manaus (AM), o modelo foi desenvolvido para atender os jovens iniciantes no segmento de duas rodas, bem como reforçar a participação do público feminino neste segmento. Assim como o modelo Pop 100, a Biz 100 chega para oferecer mais uma opção de motocicleta acessível de baixa manutenção, versátil e com visual diferenciado. Entre seus principais atributos está o design moderno, com traços em harmonia e totalmente inspirados na linha Biz 125. Outro diferencial é o motor OHC 97,1 cilindradas, que garante confiabilidade bom desempenho e excelente economia nos grandes centros urbanos. Completando o conjunto, estão os freios a tambor tanto na dianteira quanto na traseira, e o chassi, o tradicional monobloco em aço. Simples e confiável, oferece ótima resistência a impactos, além de garantir excelente alinhamento entre a parte ciclística e mecânica. Disponível em duas versões: KS (partida a pedal) e ES (partida elétrica), a Biz 100 promete atrair ainda mais os consumidores que não abrem mão de uma modelo com estilo mais despojado, simples e com baixo custo para o dia a dia. Sinônimo de versatilidade para os iniciantes Com um visual moderno e sofisticado, a Biz 100 oferece aos motociclistas uma pilotagem prática e extremamente fácil, mesmo para iniciantes. Graças ao seu conjunto leve de apenas 98 quilos (versão KS) e à baixa altura do assento (753 mm), a condução da Biz 100 mostra-se bem prazerosa. Sua identidade visual é praticamente a mesma que já consagrou outros modelos da linha Biz. Na dianteira, a carenagem, com a maior área na cor da motocicleta, aumenta a atratividade do modelo e reforça seu apelo urbano. Assim, como em outras opções da linha, um escudo frontal amplia a proteção do piloto contra a ação do vento e de respingos. O painel de instrumentos recebeu design diferenciado, e conta com hodômetro, marcador de nível de combustível. No conjunto óptico, a Biz 100 se destaca por receber farol e piscas com refletores multifocais na dianteira. Já na traseira, a lanterna e os piscas independentes asseguram a excelente visualização nas cidades. Outro diferencial é o porta capacetes localizado abaixo do assento, que permite o transporte de volume e objetos, oferecendo praticidade aos motociclistas. As alças laterais auxiliam na fixação de pequenas cargas sobre a parte traseira do assento. Além disso, para garantir uma pilotagem prazerosa e confortável tanto do piloto quanto do garupa, o assento é amplo, em dois níveis e preenchido com espuma de baixa densidade, propiciando grande comodidade. O uso urbano da motocicleta é favorecido pela posição de condução natural e com boa ergonomia. Suas principais dimensões, comprimento x largura x altura, são respectivamente de 1.891 x 726 x 1.087 mm, com distância entre os eixos de 1.261 mm. Motor consagrado e econômico A Biz 100 é equipada com o compacto motor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos e arrefecido a ar. Com 97,1 cm3, o propulsor gera respostas rápidas e bom desempenho, alcançando potência máxima de 6,43 cv a 7.000 rpm, e torque de 0,71 kgf.m a 4.000 rpm. A alimentação é feita por carburador com 15,9 mm de diâmetro de venturi, e a ignição é do tipo CDI (ignição por descarga capacitiva). Além disso, a motocicleta recebe um moderno sistema de catalisador. O dispositivo reduz a emissão de gases poluentes à atmosfera, fazendo com que a motocicleta atenda, em níveis bem baixo, aos índices de emissão (CO/HC/NOX), estabelecidos pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). A motocicleta apresenta câmbio semi-automático de 4 marchas do tipo rotativo. A embreagem é do tipo centrífuga, e que permite engates precisos e suaves. Além disso, a Biz 100 é econômica e apresenta boa autonomia devido ao tanque de 5,5 litros (1,5 litros para reserva). Ciclística essencialmente urbana Seu chassi é monobloco e construído em tubos de aço, assegurando resistência aos impactos, robustez e melhor dirigibilidade. Outro diferencial da Biz 100 são as suspensões, ideais para absorverem com facilidade os impactos de diversos tipos de terreno. A parte dianteira é do tipo telescopia, com 100 mm de curso, e a traseira é braço oscilante com 86 mm de curso. Ambos são ajustados para formar um conjunto estável e resistente. A segurança também é garantida pelo sistema de freios a tambor, com 130 mm de diâmetro na dianteira, e 110 mm na traseira, resultando em frenagens progressivas e seguras graças também a seu baixo peso. Para proporcionar boa dirigibilidade, estabilidade e segurança, o modelo é equipado com rodas de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira. Tudo isso aliadas aos pneus tipo 60/100 -17M/C 33L (dianteira) e 80/100 14M/C REINF 49L (traseiro). Disponível nas cores preta, vermelha (versões KS e ES) e rosa metálico (apenas versão ES), a Biz 100 2013 está nas concessionárias Honda a partir de julho, e tem previsão de vendas com mais de 40 mil unidades em 2012. Seu preço público sugerido é de R$ 4.710,00 para versão KS, e R$ 5.290,00 para versão ES ( os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Categoria
|
Family
|
Motor
|
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
|
Cilindrada
|
97,1 cc
|
Potência Máxima
|
6,43 cv a 7.000 rpm
|
Torque Máximo
|
0,71 kgf.m a 4.000 rpm
|
Combustível
|
Gasolina
|
Diâmetro x Curso
|
50,0 x 49,5 mm
|
Sistema de Alimentação
|
Carburador com 15,9 mm de diâmetro de venturi
|
Relação de Compressão
|
8,8:1
|
Ignição
|
Eletrônica
|
Bateria
|
12V – 4 Ah (KS)
12V – 5 Ah (ES)
|
Farol
|
30/30 W
|
Sistema de Partida
|
Pedal (KS)
Pedal/Elétrica (ES)
|
Tanque de Combustível
|
5,5 litros (1,5 litros de reserva)
|
Óleo do Motor
|
0,9 litros (0,7 litro para troca)
|
Transmissão
|
4 velocidades
|
Embreagem
|
Multidisco banhado em óleo
|
Sistema de Lubrificação
|
Forçada, por bomba trocoidal
|
Suspensão Dianteira
|
Garfo telescópico com 100 mm de curso
|
Suspensão Traseira
|
Braço oscilante com 86 mm de curso
|
Freio Dianteiro
|
A tambor com 130 mm de diâmetro (KS e ES)
|
Freio Traseiro
|
A tambor com 110 mm de diâmetro (KS e ES)
|
Pneu Dianteiro
|
60/100 – 17M/C 33L
|
Pneu Traseiro
|
80/100 – 14M/C 49L
|
Chassi
|
Monobloco
|
Altura do Assento
|
753 mm
|
Distância Mínima do Solo
|
130 mm
|
Dimensões (C x L x A)
|
1.891 x 726 x 1.087 mm
|
Distância entre Eixos
|
1.261 mm
|
Peso Seco
|
98 kg (KS)
99 kg (ES)
|