Novos Logan e Sandero
A dupla popular é apresentada em Paris com a marca Dacia, subsidiária romena da Renault. A distância visual que existia entre os dois modelos acabou: agora ambos têm a mesma frente. Em tamanho e na silhueta, os carros não mudam muito. A pele da carroceria, porém, foi toda trocada, bem como o painel, numa tentativa de sugerir algum refinamento. Chegarão ao Brasil como linha 2014.
“New-New” Fiesta
O New Fiesta europeu está de cara nova: ganhou um bocão à moda Aston Martin. O mesmo visual será mostrado no Salão de São Paulo – a diferença é que o carro será apresentado no Anhembi como versão sedã. As vendas não começarão logo, pois a cota de importações do México já estourou. A partir do ano que vem, porém, este Fiesta de visual renovado será feito também em São Bernardo do Campo, e com uma nova linha de motores Sigma.
Chevrolet Trax
Menor do que a Captiva, o utilitário brigará com o EcoSport e o Duster topo de linha. Impressiona pelo visual mais parrudo que o dos rivais. Projetado sobre a plataforma do Sonic, será fabricado no México com o motor 1.8 16v do Cruze. As vendas começam no ano que vem e o seu nome aqui será Tracker, ultilitário esportivo feito sob a base do Suzuki Vitara. Os dois eram irmão gêmeos, com Apolo e Verona por exemplo.
Jaguar F-Type
É um dos poucos lançamentos de Paris para “gente bem”. A inspiração vem do clássico Jaguar E-Type (1961-1974). As dimensões são mais ou menos as mesmas do modelo do passado e a carroceria dá positivo na prova de DNA. Há versões V6 e V8, com potências entre 340cv e 510cv. Estará no Salão de São Paulo.
Novo Range Rover
O luxuosíssimo utilitário ganhou estrutura de alumínio e pesa 420kg a menos que o atual. É a quarta geração do modelo lançado em 1970. É outro que dará as caras no Anhembi.
Audi A3 Sportback
Lançada em Genebra, a nova geração do A3 chega em versão quatro portas. O entre-eixos é maior que o do A3 anterior. O carro que estreia em Paris também será exibido no Salão de São Paulo. As vendas aqui começarão em junho do ano que vem.
Kia Carens
A revolução da linha Kia chegou à minivan compacta Carens. O desenho é do mago Peter Schreyer, mas não chega a ser muito revolucionário – afinal, trata-se de um modelo “bem família”. Deve chegar ao Brasil no ano que vem.
Renault Clio IV
O estande da Renault era ocupado por dezenas de Clio, agora na quarta geração. O carro é espaçoso, bonito, bem construído e tem grande apelo emocional. A fábrica, contudo, diz que não faz sentido produzi-lo no Brasil. Prefere manter o Clio II em linha (com mais uma plástica) como versão de entrada.
Veja a galeria de fotos do novo Clio:
http://carplace.virgula.uol.com.br/salao-de-paris-renault-clio-bom-e-bonito-mas-nao-para-o-brasil/