A General Motors lançou oficialmente neste domingo, dia 21 de outubro, em evento no pavilhão de exposições Expo Center Norte, em São Paulo, o Onix, substituto do Corsa, que chega para brigar principalmente com o novo VW Gol, Hyundai HB20, Toyota Etios, além de Ford Fiesta, Fiat Palio e Renault Sandero. O Onix será vendido nas versões LS 1.0, LT 1.0, LT 1.4 e LTZ 1.4. O preço será anunciado amanhã, dia 22 de outubro no Salão do Automóvel, que abre as portas ao público no dia 24 de outubro.
O carro vem bem equipado, todas as versões vem de série com freios ABS(antitravamento) com EBD(distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo frontal, o HB20 não trás ABS de série em todas as versões. O sistema MyLink vem de série na LTZ e é opcional na LT, o sistema permite que sejam armazenados além de músicas, fotos, vídeos e aplicativos.
Os motores 1.0 e 1.4 SPE/4 são e evolução do VHC-E, o 1.0 tem 78/80 cv e 9,5/9,8 kgfm de torque com gasolina e álcool respectivamente. Já o 1.4 tem 98/106 cv e 12,9/13,9 kgfm de torque. Pode vir equipado com câmbio manual de cinco machas ou automático de seis machas, assim como o Hyundai HB20 e ao contrário do Gol, que é automatizado.
O Onix tem 3,93 de comprimento, 2,53 de entre-eixos, 1,70 de altura e 1,48 de largura, além de 280 litros de porta-malas. O Onix foi pensado e desenvolvido no Brasil e é o primeiro carro da GM a ter o mesmo nome do projeto, o Celta por exemplo, tinha o nome de “Arara Azul” ou “Blue Macaw”. O Onix vai substituir o Corsa e o Celta, que vai sair de cena em breve. No ano que vem chega a versão sedã, que substitui o Corsa sedã e o Prisma. O carro vai ser fabricado na planta de Gravataí-RS.