No ultimo domingo, dia 21 de outubro de 2012, a Volkswagen em um evento chamado Media Night, que a montadora realiza na Europa, nas vésperas da abertura dos salões de Frankfurt e Paris. O evento foi realizado pela primeira vês aqui no Brasil, antes da abertura do Salão do Automóvel de São Paulo.
O evento incluiu a presença das marcas do grupo Volkswagen, Porsche, Audi, Seat, Bugatti, Lamborghini, Man e Ducati. A VW fez suspense e só apresentou o Gol 2 portas da nova geração na segunda-feira, 22/10/2012, uma versão que ficou na geladeira por mais de quatro anos e que chega às lojas no final de outubro. Foi preciso que o modelo mudasse de cara (em julho deste ano) para que somente agora ganhasse a opção mais barata que custará a partir de R$ 26.690. A rival Fiat, por exemplo, lançou o novo Uno e já mostrou a versão 2 portas no evento, em 2010.
O Gol 2 portas terá uma missão previsível, ser a ligação entre o Gol G4, mais barato, e o Gol G5 4 portas. Em relação a este último, o Gol 2 portas é idêntico – até as lanternas traseiras permanecem as mesmas. A retirada das portas traseiras significará uma economia de R$ 1.300 para os clientes (mais em conta que o Uno), que terão o incômodo de levantar uma alça para rebater o banco dianteiro ao acessar a fileira de trás. Assim como aconteceu por muitos anos desde o lançamento do primeiro Gol, em 1980.