O Fusca foi projetado por Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, na década de 30, durante a Hitler queria um carro ágil, econômico e barato, e assim o fusca se popularizou no mundo inteiro, como um carro ágil, econômico e barato, assim foi até 2003, como um “sedã popular”. O Fusca é recordista em produção desde 1972, quando ultrapassou o até então líder, o Ford Modelo T. No Brasil o Fusca começou a ser importado em 1950 e produzido aqui a partir de 1959 com 54% de nacionalização, que foi aumentado conforme o tempo ia passando, e foi fabricado até 1986, quando saiu de linha. Em 1993 a VW fez um acordo para a volta do Fusca, e assim foi produzido até 1996.
Agora a VW prepara a segunda volta do carro ao Brasil, mas o novo Fusca não tem o mesmo apelo econômico do antigo, agora o Fusca é um esportivo, não um sedã como o antigo. O Fusca agora é o “Porsche do povo”, equipado com motor 2.0 TSI com 200 cv de potência do Jetta top de linha, com opções de câmbio manual ou automatizado DSG com dupla embreagem, ambos de seis velocidades. O carro vai de 0 a 100 em 7,3 segundos e máxima de 210 km/h(com câmbio DSG).
O carro está disponível apenas na opção Sport, equipado com rodas aro 17″, teto solar, acabamento interno em couro bicolor, sistema multimídia com tela e controle no volante, faróis com feixe de LEDs, airbags frontais e laterais, entre outros.
O Fusca disputa com o Mini Cooper e com o Citroen DS3, e leve vantagem comparado a ambos, mas potente, confortável, equipado e barato. O Fusca vindo do México está isento do imposto de importação, custará R$76.600 com câmbio manual e R$80.990 com câmbio DSG.