Para muitas pessoas, é uma motocicleta incrivelmente concebida – seja para trechos urbanos, nos caminhos diários para o trabalho ou em viagens de final de semana com ou sem passagens por cascalhos. Para outros é um estilo de vida – apenas a máquina certa para cada trajeto, seja para viagem de uma semana acompanhado, no território local ou a realização do sonho de milhares de quilômetros longe de casa. A “GS” não é apenas capaz de cuidar de tudo, ela é realmente construída para isso. Nesta síntese de fácil manuseio, adequabilidade suprema para viajar, potencial off-road e conforto para o piloto e garupa, não há outra motocicleta que faça isso melhor. Isso não é apenas o que nós pensamos: é o resultado de testes independentes no mundo todo.
A versão atual ainda está um passo à frente – com um nível de potência de 2 cilindros insuperável, e não apenas no seu segmento. O motivo é o novo motor DOHC(Double Overhead Camshaft, dois eixos de came elevados por cilindro), que apresentou pela primeira vez esse desempenho impressionante na legendária HP2 Sport. Para a R 1200 GS, o torque teve prioridade ainda maior do que a potência com referência a considerações práticas. E você pode sentir isso. 120 Nm a 6.000 rpm é bom, mas o nível consistentemente mais alto do torque na variação relevante de até 5.000 rpm pode ser completamente percebido. A potência foi aumentada para 81 kW (110 hp) a 7.750 rpm.
O supremo prazer de pilotar é ressaltado por um som poderoso do novo sistema de escapamento com aba de controle de ar que todos vão amar. Juntamente com os novos acabamentos de pintura e uma ampla variedade de recursos de equipamentos especiais como os ESA e ASC propício para off-road e diversos ajustes da motocicleta, não há praticamente nenhuma situação em que a R 1200 GS não possa ser explorada perfeitamente.
Além disso, a versão Rallye traz o completo pacote de eletrônica embarcada: controle de tração (ASC), freios ABS e sistema de ajuste eletrônico da suspensão ESA Enduro. Com preço sugerido de R$ 80.900, está entre as versões topo da R 1200 GS. A R1200 GS briga com a Yamaha Ténéré 1200 e com recém lançada Honda VFR1200X.
BMW R 1200 GS
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Motor | |
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Tipo | Motor Boxer Bicilíndrico a 4 tempos Refrigerado por ar/óleo 4 válvulas por cilindro, alinhadas radialmente |
Diâmetro / curso | 101 mm x 73 mm |
Cilindrada | 1,170 cc |
Potência máxima | 110 cv / 7.750 rpm |
Torque máximo (Nm)/RPM | 120 Nm a 6.000 rpm |
Taxa de compressão | 12.0 : 1 |
Preparação do combustível / gestão do motor | Electronic intake pipe injection / BMS-K+ digital engine management with overrun fuel cut-off, twin spark ignition |
Catalisador | 3 vias com sonda Lambda (Norma de gases EU-3) |
Desempenho / Consumo de Combustível | |
Velocidade máxima | > 200 km/h |
Consumo (90 km/h) | 23,3 km/l |
Consumo (120 km/h) | 18,2 km/l |
Combustível | Unleaded super and premium, octane number 95-98 (RON) (knock sensor; rated output at 98 RON); optional extra 91 (RON) available |
Alternador / Autonomia | |
Alternador / Autonomia | 720 W / ~ 365 km |
Bateria | 12 V / 14 Ah, maintenance-free |
Transmissão | |
Embreagem | Single dry plate clutch, hydraulically operated |
Câmbio | 6 marchas |
Transmissão | Cardã |
Ciclística / freios | |
Quadro | Two-section frame consisting of front and rear sections, load- bearing engine-gearbox unit |
Suspensão dianteira | BMW Motorrad Telelever com ESA |
Suspensão traseira | BMW Motorrad Paralever com ESA, balança traseira monobraço de alumínio |
Curso da suspensão dianteira / traseira | 190 mm / 200 mm |
Distância entre eixos | 1,507 mm |
Trail | 101 mm |
Ângulo da coluna de direção | 64.3° |
Rodas | Cast aluminium wheels |
Roda dianteira | 2.50 x 19″ |
Roda traseira | 4.00 x 17″ |
Pneu dianteiro | 110/80 R 19 |
Pneu traseiro | 150/70 R 17 |
Freio dianteiro | Discos duplos flutuantes de 305mm com pinças de 4 pistões |
Freio traseiro | Disco simples de 265mm com pinça flutuante de 2 pistões |
ABS | Optional extra: BMW Motorrad Integral ABS (part-integral), can be switched off |
Dimensões / pesos | |
Comprimento (mm) | 2,210 mm |
Largura (mm) | 935 mm |
Altura (mm) | 1,450 mm |
Altura do banco (mm) | 850 mm / 870 mm (opcional) |
Curvatura das Pernas | 1,890 / 1,940 mm (low seat 1,820 mm, lowered suspension 1,760 mm) |
Peso em ordem de marcha 1) | 229 kg |
Peso seca 2) | 203 kg |
Peso total permitido | 440 kg |
Carga útil (com equipamento de série) | 206 kg |
Capacidade do tanque de combustível | 20 litros |
Reserva | 4 litros |
- Os dados técnicos referem-se ao peso sem carga (DIN)
- 1) De acordo com as normas 93/93/EWG com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.
- 2) Peso sem carga e a seco