A exposição sobre os designers Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, que foi aberta ontem (7) e vai até o próximo dia 31 de março, conta com quatro protótipos e uma unidade da primeira geração do Volkswagen Golf, um dos principais projetos do renomado desenhista italiano. Giugiaro foi considerado o designer do ano em 1999 e entrou para o seleto grupo do “Automotive Hall of Fame” em 2002. Fundou o estúdio de estilo Italdesign, em 1968, e vendeu 90,1% das suas ações para a Volkswagen em maio de 2010. Entre outros carros importantes na história do automóvel desenhou o Uno, Panda, Passat e Audi 80.
Giorgetto e seu filho Fabrizio estiveram na cerimônia de inauguração e agradeceram a presença de alguns convidados ilustres, entre os quais o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Em seu discurso, Giugiaro (o pai) disse: “tenho orgulho em ter uma pequena parte dos objetos que desenhamos em um país que, cada vez mais, acompanha o design e o aprecia de um modo especial”. E lembrou que “estamos completando (a Italdesign) 45 anos e, a Volkswagen, 60 anos, portanto também é um bom momento de celebrar esses aniversários”.
Bem na porta do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, está exposto um protótipo Volkswagen W12, mostrado pela primeira vez em 1997. Trata-se de um dos modelos conceituais mais rápidos que já fizeram até hoje. Conta com motor W12 5.6 de 414 cv. A versão Nardo do W12, de apenas 1.200 kg, conseguiu atingir 357 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
Já na área de entrada do museu é possível ver mais três protótipos feitos pelo estúdio Italdesign. O mais recente deles é o Quaranta, de 2008. Trata-se de superesportivo conceitual, híbrido, com a parte mecânica do Lexus RX400h. Portanto, o motor é V6 3.3 acoplado à tração integral e ao câmbio automático CVT, com relações de marcha continuamente variáveis. Segundo a fabricante, pode fazer até 16 km/l com ajuda dos motores elétricos.
Em seguida, vem o Italdesign Structura, de 1998. Trata-se de uma minivan conceitual com apelo esportivo, feita sobre a base do Audi A8, mostrada pela primeira vez no Salão de Genebra (Suíça), em março de 1999. Tem dez air bags, vidros das portas fixos (um sistema de comunicação interno serve para falar com alguém do lado de fora) e sem colunas centrais. Tem motor W12 de 420 cv.
O quarto e último protótipo exposto na mostra é o Aztec, de 1988. É feito com uma combinação de aço, alumínio, além de fibras de vidro e carbono. Tem tração integral com componentes da Lancia Delta e usa motor Audi, de cinco cilindros. Os ocupantes precisam usar um fone de ouvido para se comunicarem e uma cobertura retrátil protege contra as intempéries. Segundo a Italdesign, o modelo conceitual pode atingir 240 km/h. Confira acima algumas imagens do que está sendo mostrado na exposição sobre os designers Giorgetto e Fabrizio Giugiaro.
Serviço
Exposição “Giugiaro: 45 anos de design italiano”
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00
Visitação: até 31 de março
Fonte: Car And Driver