A Daimler Trucks apresentou o modelo de camião para construção, obras públicas e estaleiro Mercedes-Benz Arocs, concluindo o programa de renovação da gama pesada, iniciado com o Mercedes-Benz Actros e o Mercedes-Benz Antos, que se destinam ao longo curso e distribuição pesada, respetivamente. A introdução da nova geração de motores Euro 6 também ficou concluída com a revelação das motorizações mais potentes, entre os 517 e os 625 cv, que estão disponíveis no bloco de seis cilindros em linha e 15,7 litros, OM 473, juntando-se assim aos propulsores OM 936 (7,7 litros), OM 470 (10,7 litros), OM 471 (12,8 litros).
Com base numa plataforma modular comum, o construtor de Estugarda desenvolveu três gamas diferentes para igual número de aplicações. Especificamente para construção, obras públicas e estaleiro, a Daimler propõe o novo Mercedes-Benz Arocs, que estará disponível, a partir de abril, num número sem precedentes de versões para ir de encontro às diferentes necessidades deste segmento – camiões basculantes com tração traseira ou integral, betoneiras, tratores semirreboque e camião com caixa de carga – propostos em variantes com dois, três e quatro eixos e 16 níveis de potência, dos 238 aos 625 cv. Pela primeira vez em camiões de construção estará disponível, de série, a transmissão automatizada PowerShift 3, sendo opção a caixa de velocidades manual. Os quadros, os eixos, as suspensões e os travões foram otimizados para este tipo de aplicação. Em termos de cabinas existem sete opções disponíveis em 14 variantes.
No âmbito da gama Mercedes-Benz Arocs, a Daimler Trucks concebeu duas variantes específicas para tipos de transporte que exigem camiões com tara mais baixa, caso de semirreboques com caixa basculante ou betoneiras – Arocs Loader e Arocs Loader. No primeiro caso trata-se de um trator 4×2 ou de uma betoneira 8×4/4 com um peso bruto de 32 toneladas, que oferece uma tara de 9.250 quilos para permitir fornecer 8 m3 de cimento em cada viagem. O Mercedes-Benz Arocs Grounder está vocacionado para condições mais difíceis como estaleiro ou locais de construção, oferecendo uma maior robustez, graças a longarinas com uma espessura de 9 mm, e níveis mais elevados de estabilidade e capacidade de carga.