O cavalo mecânico da MAN, o TGX 28.440 tem tração 6×2 indicado para transporte rodoviário de médias e longas distâncias para cargas gerais, como basculante, carga seca, container, frigorífico(foto no alto), baú, sider, graneleiro e tanque, em composições de 48,5 a 53,0 toneladas de PBTC.
Cabine espaçosa e requintada oferece excelente nível de conforto para o motorista. Suspensão da cabine com 4 bolsões pneumáticos minimiza a transferência da vibração do piso para o interior da cabine.Sistema de basculamento elétrico da cabine. Transmissão automatizada de 16 marchas de série proporciona facilidade na operação, além de minimizar o risco de erros. O modelo conta com assistente de partida em rampa e sistema de rastreamento, monitoramento e gestão de frotas, com um ano de habilitação gratuita.
Disco reforçado da embreagem adequado para PBTC superior a 74 toneladas. Freios a tambor com sistemas ABS e EBS que impedem o travamento das rodas em pisos com condições de baixa aderência ao solo. Sistema de freio de descompressão EVBec com grande potência de frenagem. Redução da necessidade de utilização do sistema de freio de serviço, maiores velocidades médias em descidas com maior segurança e menor desgaste dos componentes do sistema de freios.
O motor MAN de 12 litros com potência máxima de 440 cv e torque máximo de 224,34 kgfm de torque. Este motor atende as normas do Proconve P7 usando tecnologia SCR(Redução Catalítica Seletiva), que adota uma solução à base de ureia para reduzir os níveis de poluentes. A transmissão automatizada de 16 machas é exclusiva para o Brasil, na Europa o mesmo modelo tem 12 machas.
Maiores velocidades médias e menor consumo de combustível. Eixos traseiros sem redução nos cubos com CMT de 70 toneladas, tem a maior capacidade de tração do mercado. O TGX custa cerca de R$340 mil.