A Saveiro, enfim, está de cara nova. Aguardada desde a renovação visual do Gol e do Voyage no ano passado, a nova picape da Volkswagen está sendo apresentada para a imprensa. Mais parruda e com novo conteúdo, o lançamento chega às lojas nas próximas semanas.
O carro, como bem reza a cartilha, segue os passos do Gol, em visual e conteúdo. O modelo não só ganhou linhas semelhantes ao irmão compacto, com quem compartilha a plataforma, mas adotou também um pacote de acessórios e tecnologia bastante equivalente ao oferecido pelo hatch, como a inclusão do novo sistema multimídia. A mudança, a primeira grande atualização desde 2009, é naturalmente bem vinda e estratégica para a Volks. O segmento de comerciais leves cresceu 4% entre 2011 e 2012 e a montadora detém 15% do mercado. Deste número, 8% corresponde às vendas da Saveiro, a segunda mais emplacada da categoria liderada pela Fiat Strada.
O modelo chega às lojas nas próximas semanas em três versões de acabamento. A configuração de entrada, Trend, pode ser encomendada com cabine simples ou estendida. Tímida no conteúdo, a versão traz como principais itens de série vidros elétricos e travamento central. É o que a montadora chama de “cavalo de trabalho”, ou seja, voltado para o consumidor que utiliza o veículo para ganhar dinheiro.
E por falar em labuta, a picapinha teve a estrutura reforçada para garantir mais resistência e durabilidade. A caçamba tem capacidade para 734 litros e suporta até 605 kgs de carga.
A versão intermediária, Trooper, traz, entre outros itens, freios ABS, airbag, direção hidráulica e rodas de liga leve de 15 polegadas. O modelo é equipado ainda com o novo sistema I-System, tecnologia já presente em outros modelos da marca cuja função é mostrar no painel de instrumentos informações sobre o computador de bordo, rádio (que também é novo!) e telefone, além de dar dicas sobre economia de combustível.
Aqui vale uma ressalva positiva. O airbag conta com um sistema que permite sua desativação, isso evita que o acionamento das bolsas machuque uma criança no banco do passageiro. Outra boa novidade é o sistema ESS, sigla em inglês para “sinal de frenagem de emergência”, que aciona o pisca alerta de forma intermitente em caso de uma freada brusca, alertando o motorista que vem atrás.
Já a versão topo de linha, Cross, investe em um visual aventureiro. Nesta versão, a picape vem com ar-condicionado, sensor traseiro de estacionamento, pedais de alumínio. Entre os opcionais há bancos de couro, volante multifuncional com comandos para rádio, telefone e computador de bordo e rádio com CD Player, Bluetooth, entrada USB e interface para iPod.
Sob o capô, tudo continua igual. As três configurações são alimentadas por um bloco 1.6 de 104 cv (etanol) a 5.250 giros e torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm, acoplado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas. As impressões ao volante não mudam. A Saveiro continua se impondo como um carro parrudo que não nega fôlego na pista.
Fonte: Auto Esporte