O Land Rover Defender completa 65 anos de vida nesta terça-feira, 30 de abril, e celebra a data com uma série especial do Defender.
Batizada de LXV (alusão aos 65 anos em números romanos), ela traz carroceria na cor Santorini Black com teto contrastando na cor cinza (Corris Grey), detalhes prateados na moldura dos faróis e grade frontal, rodas de liga leve aro 16 e adesivos alusivos à versão. O interior tem detalhes personalizados com o logotipo “LXV” e costuras alaranjadas nos bancos e volante.
A série especial é baseada no Defender Hard Top, e utiliza um motor 2.2 a diesel com 120 cv acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. No Reino Unido, a edição limitada será vendida por 28.765 libras esterlinas.
O Defender é um veículo 4×4 bastante rústico, produzido pela Land Rover há várias décadas tendo sido realizadas pouquíssimas mudanças desde a sua chegada ao mercado.
História
Foi criado na Inglaterra, em torno do ano de 1948, inspirado no Jeep americano.
Modelos
O Defender é oferecido em vários modelos, mesclando 3 opções de comprimentos de chassis (90, 110, 130), e configurações tipo “jipe”, pick-up cabine simples e pick-up cabine dupla. Os nomes 90, 110 e 130 são dados pelo entre-eixo de cada versão e representa a quantidade de centímetros de entre-eixos.
Transmissão
A transmissão 4×4 do Defender é do tipo Integral, na qual existe um diferencial central, distribuindo o torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Esse diferencial central pode ser bloqueado, para aumentar a tração em terrenos que assim o necessitarem. Também dispõe de reduzida.
Motor
No Brasil, foram oferecidos os seguintes motores, todos a diesel:
200 TDI (1990 a 1993) – 4 cilindros, 2.495 cm3
300 TDI (1994 a 2005) – 4 cilindros, 2.495 cm3
Td5 (2006) – 5 cilindros, 2.493 cm3
Ford 2.4 (2007 a 2011) – 4 cilindros, 2.402 cm3
Ford 2.2 (2012 – 2012) – 4 cilindros, 2.184 cm3
Fonte: Wikipedia