Depois de 42 anos de uma história de sucesso, o Volkswagen Gol sai de linha, mas a marca alemã lança o novo Polo Track 2023 para substituir o hatch, sendo o Volkswagen mais barato à venda no Brasil. Apesar na versão se chamar Track, não se trata de um veículo aventureiro, como a versão Track do Gol.
A pré-venda começou no último dia 11 de novembro, com uma condição especial: por R$79.990, o cliente ganha um pacote de opcionais composto por volante multifuncional, rádio Bluetooth, entradas USB, antena no teto e computador de bordo. A pré-venda se encerra dia 30 de novembro.
A versão básica já traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, controle de estabilidade, assistência de partida em rampa e 4 airbags. As rodas são de aço aro 15, com calotas.
Esteticamente, o Polo Track não difere muito das demais versões. Ganhou um novo para-choque dianteiro com colmeia seguindo a grade dianteira. Os faróis são os mesmos do Polo pré-facelift, mas ganhou um novo conjunto interno. As lanternas traseiras são praticamente iguais, com máscaras negras, mas perderam os LEDs, o emblema “Track” ocupa o lugar do emblema central “Polo” e o acabamento preto no para-choque na região da placa, ao invés da pintura na cor da carroceria das demais versões.
Por dentro pouca coisa muda. Os bancos dianteiros inteiriços revestidos em tecido cinza claro com costuras laranja. As demais alterações são por conta da falta de equipamentos, como o rádio Bluetooth e uma pequena tela monocromática no lugar do sistema Composition Touch, com display sensível ao toque.
O motor é o 1.0 MPI flex de 3 cilindros, de 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de 5 velocidades, mesmo conjunto do Gol.
O VW Polo Track será produzido na fábrica de Taubaté, mesma linha de montagem do Gol, que ganhará uma versão de despedida chamada Gol Last Edition, limitada a 1000 unidades. O Polo Track básico custará R$79.900, um pouco mais caro que as versões básicas de Fiat Argo (R$75.690) e Hyundai HB20 (R$77.790).
O Polo MPI, equipado com o mesmo motor 1.0 custa a partir de R$82.890, o Polo TSI 1.0 turbo custa a partir de R$92.990, o Polo Confortline sai por R$101.990 e a versão top de linha Highline custa a partir de R$109.990.
Em outubro, o VW Gol ficou em 18.º no ranking de vendas, com 3.099 unidades emplacadas, no acumulado do ano, o Gol ficou em 5.º, com 56.121 unidades emplacadas. Já o Polo ficou em 36.º lugar, com 740 unidades vendidas em outubro, e amargou o 48.º lugar no acumulado de 2022, com apenas 3.154 unidades emplacadas.