Principal rival será o Chery Tiggo, lançado em 2009. SUV se destaca por GPS e câmera de ré, mas não tem câmbio automático.
A chinesa Lifan apresenta nesta quarta-feira (15) em Punta Del Leste, no Uruguai, o X60, terceiro produto em sua gama (os outros são o sedã 620 e o compacto 320) e segundo SUV chinês vendido no Brasil. Custando R$ 52.777, terá no conterrâneo Chery Tiggo, de R$ 52.990, seu maior rival. Por tabela, pode angariar algumas dezenas de clientes das versões de entrada de Renault Duster e Ford EcoSport.
Ocorre que o Lifan X60, que é montado na planta da Lifan em San José (próximo a Montevidéu), chega um pouco atrasado: é de 2009 o lançamento do Tiggo, que à época trazia praticamente a mesma oferta de equipamentos do agora estreante. Em versão única, o X60 entrega direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos; airbag duplo e ABS – trivialidades já não muito surpreendentes quando o Tiggo estreou, há quatro anos. O X60 vai um pouco além com GPS, câmera de auxílio à ré e bancos em couro.
O Lifan X60 também guarda semelhanças com o rival sob o capô: seu bloco 1.8 16V, de 128 cavalos e 17,1 kgfm de torque, gera força bem próxima dos 135 cv e 16,8 kgfm de torque alcançados pelo 2.0 16V do Chery. Em ambos o câmbio é manual, de cinco marchas.
Mercado
Pelas contas da Lifan, serão comercializadas no mercado brasileiro cerca de 5.000 unidades do X60 até o fim do ano. Vale lembrar que em 2012, de janeiro a dezembro, o Tiggo emplacou 2.052 carros, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave).
Pode atrapalhar o objetivo comercial da Lifan a estreia, prometida para até o final de junho, da primeira reesilização do Tiggo, que deve vir acompanhada de equipamentos mais sofisticados, como ar-condicionado digital e câmbio automático.
Fonte: Portal G1