O Peugeot 408, que acelera até os 100km/h em 8,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 213km/h, salvou a reputação do 408. O motor é o 1.6 THP turbo com 165 cv . Afinal, o coração de leão é alemão. Trata-se de um projeto comum entre o grupo PSA (Peugeot e Citroën) e a BMW. Um dos destaques do sedã esportivo é o baixo consumo de combustível.
O câmbio automático de seis velocidades, com opção de troca sequencial e modo esportivo, contribui para melhorar a performance do sedã. Para não tombar nas curvas, a suspensão é mais rígida. Na aparência externa a esportividade está nas rodas em liga leve de 17 polegadas e no teto solar.
No interior o humor do motor está no volante esportivo em couro, mostradores com fundo branco, soleiras das portas e pedaleira em alumínio, além de tela de GPS retrátil no painel. A lista de equipamentos de segurança inclui seis airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade.
O seu principal concorrente é o Renault Fluence GT, que tem motor 2.0 turbo com 180 cv, o Renault vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, ante 8,3 segundos do Peugeot. Mas tem também o Jetta TSI, com motor 2.0 TSI turbo com 200 cv.
O Peugeot 408 THP é vendido por R$ 74.900 com motor 1.6 turbo de 165 cv. Ele briga com Renault Fluence GT, a R$ 79.370, e VW Jetta TSI, por R$ 84.990.