Foto:Divulgação
Para alguns, é uma heresia a BMW criar o Série 1 GT, um carro de tração dianteira. No entanto, a marca acredita no contrário e vai utilizar a plataforma ULK em outros 12 modelos da BMW e Mini. Para ambas as fabricantes, os novos modelos serão a chave para o crescimento da empresa no futuro e uma vantagem sobre seus eternos rivais Audi e Mercedes-Benz.
Frank Niederlaender, gerente de produtos da BMW, explicou ao Automotive News que não é a primeira vez que a marca quebra um tabu interno, lembrando do lançamento dos SUVs nos anos 90. Além disso, a expectativa é que estes carros cheguem a 40% das vendas do grupo nos próximos 10 anos, com 960 mil unidades da BMW e Mini vendidas anualmente até 2020. Com a ULK, carros como o Active Tourer Concept e o Série 1 GT conseguiram ter um espaço interno melhor do que o Série 1 atual, muito criticado por causa do túnel do eixo cardã devorar uma parte do espaço disponível, principalmente para os passageiros nos bancos traseiros. Outra vantagem da arquitetura é a possibilidade de unir a produção de vários veículos em uma única fábrica.