A segunda geração do familiar da MB já chegou ao Brasil com visual esportivo e com muitos equipamentos de série.
Até o fim do mês o carro começa a ser vendido em versão única, B200 Turbo, com motor 1.6 turbo com injeção direta e 156 cv de potência e torque de 25,4 kgfm a apenas 1.250 rpm, o mesmo que equipa o sedan C200, acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem com sete machas, no lugar do CVT do modelo anterior. O conjunto permite uma aceleração até 100 km/hem torno de 8,4 segundos, enquanto a versão anterior chegava à mesma velocidade em 12 segundos. A velocidade máxima é de220 km/h,40 amais que a versão antiga.
O novo Classe B que a Mercedes-Benz lança no Brasil faz parte de uma geração nova de carros compactos desenvolvida pela marca. A menor potência do veículo, o novo motor e transmissão de sete velocidades são algumas das novidades em relação à geração anterior. O novo Classe B também apresenta a tecnologia de tração dianteira, característica da nova geração de carros compactos. As versões que chegam ao Brasil – B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport – têm motor a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, além de uma nova transmissão de sete velocidades com dupla embreagem e novos sistemas de assistência. De acordo com o diretor da marca, Dieter Zetsche, nos próximos quatro anos serão lançados dez novos carros da marca no Brasil. Deles, cinco serão derivados da plataforma do Classe B: o hatch Classe A, o sedã CLA, um utilitário esportivo compacto e um outro modelo ainda não definido, provavelmente uma perua. A empresa ainda estuda a construção de uma fábrica no País para a produção de carros de passeio.
O novo carro da Mercedes-Benz é mais largo (2.010 mm) e tem distância entre-eixos maior do que a versão anterior, graças ao reposicionamento do motor, mais à frente do eixo dianteiro. A altura total (1.558 mm) é ligeiramente menor, o que contribui com a dinâmica do carro. A versão B 200 Turbo Sport oferece faróis bi-xenônio com lanternas em LED, grade dianteira com dois frisos transversais, além de rodas de liga leve com 18 polegadas e porta-malas de 488 litros. As características do desenho do Classe B contribuem para a boa aerodinâmica, que melhora o consumo de combustível e reduz o nível de ruído na cabine. O carro traz um novo motor a gasolina e uma nova transmissão automática, desenvolvidos pela marca, além da função Start/Stop que vem de série em todos os modelos da Classe B.
O sistema de dupla embreagem é outra traço da modernidade tecnológica do carro: ela faz as trocas de marchas sem interrupções e o motorista pode fazer trocas manualmente pelos shift paddles localizados junto ao volante. A direção eletromecânica do novo Classe B tem nova configuração.O motorelétrico do sistema de assistência está agora ligado diretamente ao volante como um sistema de pinhão duplo. O sistema eletromecânico de direção também contribui para reduzir o consumo de combustível, pois a função de auxílio à direção só requer energia quando o volante é movimentado. A versão turbo sport conta também com o recurso da direção direta, que modifica o raio de voltas necessárias no volante. Em baixas velocidades, o motorista precisa girar menos o volante para mover as rodas. Em altas velocidades, precisa de mais movimentos, suavizando efeitos bruscos e melhorando a segurança. A versão B 200 Turbo Sport tem também o active park assist, auxiliar de estacionamento que possibilita entrar e sair em vagas (baliza) também automaticamente, caso tenha entrado na vaga com o assistente. A previsão de vendas pela empresa é de 500 unidades até o final do ano, com mix de vendas de 90% (B 200 Turbo Sport) e 10% do B 200 Turbo. O novo Classe B já está à venda no Brasil com preços de R$ 115.900,00 ( B 200 Turbo) e R$ 129.900,00 (B 200 Turbo Sport). A empresa vai financiar o carro com entrada de 60%, ou R$ 77.940,00 e 36 pagamentos de R$ 1.755,04.