O novo Fiesta é apresentado no Salão de Paris. O modelo brasileiro será igual o modelo mostrado acima, só terá menos equipamentos de série e mudanças técnicas. O motor será o mesmo Sigma 1.6 16V flex com 110/115 CV a 6.250/5.500 rpm com gasolina e álcool respectivamente, fabricado em Taubaté, interior paulista e importado para o México, país onde é fabricado o New Fiesta atual. Ainda não se sabe se o New Fiesta nacional será fabricado na planta de Camaçari-BA ou em São Bernardo do Campo-SP.
O novo Ford Fusion terá motor 2.5 flex, mesmo que equipa a nova Ranger. O propulsor substitui o atual 2.5 a gasolina. Na Ranger o motor gera 168/173 CV de potência e 24/24,4 kgfm de torque com gasolina e álcool respecivamente. O motor do Fusion atual entrega 173 CV com 22,9 kgfm de torque com gasolina.
A performance do Fusion flex não deve mudar muito em relação ao atual, e o consumo de combustível pode até aumentar.
Mas o que vai valer mesmo é a segurança psicológica de ter um carro desse porte (4,87 metros) com motor bicombustível — uma exclusividade no segmento. Para os entusiastas da tecnologia, porém, o motor mais emocionante do novo Fusion a ser vendido no Brasil é o EcoBoost de 2.0 litros, que substitui o V6 de 3.0 litros, 24 válvulas e 243 cv. Mesmo com 1 litro a menos na capacidade, o propulsor turbocomprimido e com injeção direta de gasolina gera 237 cv.
É um exemplo de downsizing moderado (aqui o Fusion não terá o EcoBoost de 1,6 litro). O sedã 2.0 manterá as opções de tração dianteira ou integral (AWD). Já o 2.5 terá somente tração dianteira. E a variação híbrida seguirá em oferta no Brasil. Fabricado no México, o Fusion renovado usa uma nova plataforma global da Ford e este ano foi unificado com o sedã Mondeo, vendido nos mercados fora das Américas.
Em 2012, até o final de julho, o carro emplacou no Brasil 3.361 unidades — resultado morno, mas melhor que os de rivais como Hyundai Sonata, Kia Optima e Toyota Camry.
A Ford lança oficialmente o novo Fusion nos EUA
A Ford lançou oficialmente nos Estados Unidos a versão 2013 do Fusion, com eventos simultâneos em cinco cidades na terça-feira(18/10/2012). Em Nova York, a cerimônia ocorreu na Times Square, onde o presidente e CEO da Ford, Alan Mulally, comprometeu-se em oferecer veículos com maior economia de combustível. “Estamos absolutamente comprometidos em ter a liderança em economia de combustível como uma razão de compra dos veículos Ford, dando aos consumidores a chance de escolher o motor mais eficiente e que se adapte ao seu estilo de vida”, afirmou. Los Angeles, Detroit, São Francisco e Miami foram os outros locais onde aconteceram os eventos.
De acordo com a montadora, o Fusion 2013 terá versão híbrida e com motores EcoBoost 2.016V turbo a gasolina com 240 cv e 37,3 kgfm de torque. No modelo híbrido (com motor elétrico), o carro tem autonomia de 20 km/l, sendo o mais econômico da categoria nos Estados Unidos.