Na manhã desta segunda-feira, 17/09/2012, a Toyota apresentou à imprensa o Etios, em um evento na fábrica, localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, que chegará as lojas a partir do próximo dia 28, nas versões hatch e sedan, com motores 1.3 e 1.5 flex e com três opções de acabamento. A Toyota pretende vender 70.000 unidades do Etios por ano, os preços variam entre R$29.990 e R$44,690. Todas as versões tem três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem.
Motores e consumo:
O propulsor 1.3 desenvolve 84/90 cavalos de potência (gasolina/etanol) e 11,9/12,8 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos com etanol e 12,2 segundos com gasolina.
O consumo urbano prometido pela Toyota é de 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l a gasolina. Já o rodoviário é de 9 km/l e 13 km/l.
Já o 1.5 tem 92/96,5 cv de potência e 13,9 kgfm de torque. O consumo, no hatch, é de 8,5 km/l com etanol e 12,4 kml com gasolina, na cidade. Em estradas vai para 8,9 km/l e 13,4 km/l. Na versão sedã, o motor faz 8,4 km/l ou 11,9 km/l na cidade. E 9,3 km/l e 14 km/l na estrada.
HATCH
O Etios X ganha direção elétrica (com coluna de direção ajustável em altura), freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força de frenagem), aerofólio e desembaçador traseiro. Ar-condicionado aparece como item opcional.
A versão XS agrega ar-condicionado como item de série, conta-giros, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de som com CD-Player e entrada USB e vidros e travas elétricos.
Por fim, completa a linha hatch o Etios XLS, o único da gama dois-volumes que vem equipado com o motor de 1,5 litro de 97 cv e 13,9 kgfm de torque com etanol (92 cv e 13,9 kgfm com gasolina). Nesta configuração o carro ganha faróis de neblina, grade dianteira cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura elétrica do porta-malas e alarme por controle remoto.
SEDÃ
O Etios com carroceria três-volumes só será equipado com o motor 1.5. A gama do sedã começa pelo Etios X, que traz os mesmos equipamentos da versão X do hatch (também com ar-condicionado opcional), continua pelo XS e termina no XLS.
Diferente do dois-volume, o Etios sedã tem, desde a versão de entrada um pacote mais completo, com coluna de direção ajustável com regulagem de altura, direção elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo e desembaçador do vidro traseiro.
O Etios chega depois da reestilização do Gol, lançamento do HB20 e depois da GM anunciar o lançamento do Onix, que deverá ocorrer nos próximos meses.
— 1.3: R$ 29.990
— 1.3 X: R$ 33.490
— 1.3 X (com ar-condicionado): R$ 36.190
— 1.3 XS: R$ 38.790
— 1.5 XLS: R$ 42.790
— 1.5 X: R$ 36.190
— 1.5 X (com ar-condicionado): R$ 38.890
— 1.5 XS: R$ 41.490
— 1.5 XLS : R$ 44.690