Automóvel e Requinte fez uma lista com 7 carros que duraram pouco no mercado brasileiro. Consideramos os carros que duraram menos de 5 anos à venda no mercado e sobretudo, os carros que as montadoras apostaram que estes ficariam no top 10 mais vendidos ou entre os 10 importados mais vendidos de suas épocas.
Confira a lista com 12 carros que duraram pouco no Brasil:
1 – Chevrolet Tigra 1998 – 1999
Apresentado no Salão do Automóvel de 1998, o Chevrolet Tigra era um pequeno coupé que chegava para preencher a lacuna deixada pelo fim da produção e consequentemente, da importação do Chevrolet Calibra, que saiu de linha em 1997.
O carro era equipado com motor 1.6 16V, o mesmo do Corsa e vinha completo de série. As vendas se encerraram em 1999, menos de um ano após o seu lançamento.
Concorrentes: Nenhum.
2 -Fiat Oggi 1983 – 1985
O Fiat Oggi foi o primeiro sedã fabricado pela Fiat no Brasil, entre 1983 e 1985. Derivado do 147/Spazio, o modelo já estava ultrapassado e foi substituído pelo Fiat Prêmio em 1985. O Prêmio era muito mais moderno e derivado do Uno, lançado no Brasil em 1984, apenas 1 ano depois do seu lançamento na Europa.
O Oggi era equipado com motor 1.3 a álcool com 56 cv de potência. Tinha o maior porta-malas da categoria, algo que virou referência na Fiat com o lançamento do Siena, em 1997.
Concorrentes: Chevrolet Chevette, Ford Corcell II e Volkswagen Voyage.
Evolução: Fiat Oggi, Fiat Prêmio e Fiat Siena.
3 – Volkswagen Pointer – 1994 – 1996
O Volkswagen Pointer foi criado pela Autolatina em 1994, para oferecer o equivalente a uma versão 4 portas do Ford Escort. O Pointer era a versão hatch de 4 portas do Logus, baseado também no Escort, assim como o Logus.
Na época, a Volkswagen tinha o sedã de duas portas Logus e o hatch de 4 portas Pointer e a Ford tinha o sedã de 4 portas Verona e o hatch de duas portas Escort, assim, nenhum dos 4 eram concorrentes diretos.
O Pointer era oferecido em 3 versões: GLi 1.8, GLi 2.0 e GTi 2.0. Foi fabricado entre 1994 e 1996. Com o fim da Autolatina, o Pointer saiu de linha, assim como o Ford Verona.
Concorrentes: Chevrolet Kadett, Ford Escort e Fiat Tipo.
Evolução: Volkswagen Polo (2002 – 2014 e 2017 até hoje).
4 – Volkswagen Apollo 1990 – 1992
Criado pela Autolatina em 1990, o Apollo era irmão gêmeo do Ford Verona, lançado 1 ano antes. O Apollo foi lançado nas versões GL e GLS, depois veio a série especial VIP, todas equipadas com motor VW AP 1.8.
Apesar de Apollo e Verona serem idênticos, tinham algumas particularidades: o Apollo tinha apelo mais esportivo enquanto o Verona era mais comportado. O Apollo usava um câmbio WV020M com relações mais curtas. Tinha também lanternas fumê e um aerofólio sobre a tampa do porta-malas.
O Apollo saiu de linha em 1992, junto com o Verona, assim que a Volkswagen lançou o Logus, modelo mais moderno.
Concorrentes: Chevrolet Monza e Ford Verona.
Evolução: VW Apollo, VW Logus, VW Polo Classic, VW Polo sedan e VW Virtus.
5 – Chevrolet Grand Blazer 1999 – 2001
Apresentada ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel de 1998, a Chevrolet Grand Blazer chegava para preencher a lacuna deixada pelo fim da produção da Veraneio, em 1994 e foi lançada no começo de 1999, somente na versão DLX (De Luxo).
A Grand Blazer era derivada da Silverado e usava os mesmos motores: o 4.1 MPFI a gasolina com 138 cv e 30,7 kgfm de torque e o MWM Sprint 4.2 turbodiesel com seis cilindros em linha e 18 válvulas com 168 cv e 42,4 kgfm de torque.
Em 2001, a GM decidiu encerrar a produção da Silverado e da Grand Blazer na Argentina. A Silverado passou a ser fabricada no Brasil, na fábrica de São José dos Campos (SP) em versão única (D-20) até 2002 e a marca não apostou na Grand Blazer.
Concorrentes: Nenhum
Evolução: Chevrolet C-1416, Chevrolet Veraneio (Serie 10) e Chevrolet Veraneio (Serie 20).
6 – Chevrolet Sonic 2012 – 2014
O Chevrolet Sonic chegou ao Brasil em 2012, segundo a GM para substituir o Astra. O carro era importado da Coréia do Sul, com carrocerias hatch e sedã, ambas equipadas com motor 1.6 16V Ecotec flex com 120 cv e versões de acabamento LT e LTZ.
Com as vendas em baixa, a GM decidiu encerrar a importação do Sonic em 2014.
Concorrentes hatch: Ford New Fiesta, Fiat Punto, e VW Polo.
Concorrentes sedã: Ford New Fiesta Sedã, Fiat Linea, Honda City e VW Polo Sedã.
Renault 21 – 1992 – 1994
Lançado em 1986 para substituir o Renault 18 na Europa, o carro durou apenas oito anos e no Brasil, apenas dois anos. O Renault 21 chegou ao Brasil em 1992, nas configurações sedã e perua (Nevada), importado da Argentina.
O 21 tinha duas opções de acabamento, GTX e TXE. A GTX vinha equipada de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros (dianteiros), travas e retrovisores elétricos. A TXE agregava vidros traseiros eletricos, freios ABS, bancos dianteiros com regulagem elétrica (opcional no modelo 1992 e de série nos modelos 1993 e 1994), além da opção de ar-condicionado automático e teto solar na versão TXE. A versão Nevada vinha com dois acentos extras, totalizando sete lugares. O Renault 21 sail de linha em 1994, para dar lugar ao Renault Laguna.
Concorrentes Renault 21: Chevrolet Monza, Fiat Tempra, Ford Versailles e VW Santana.
Concorrentes Renault 21 Nevada: Chevrolet Ipanema, Ford Royale e VW Quantum.
Evolução: Renault 21, Renault Laguna, Renault Megane e Renault Fuence.
Evolução: Renault 21 Nevada, Renault Laguna Nevada e Renault Megane Grand Tour.
8 – Ford Verona – 1989 –
Lançado em 1989 pela Autolatina, o Verona foi fabricado entre 1989 e 1992, quando saiu de linha juntamente com o seu irmão gêmeo, o VW Apollo. Em 1993 a Ford decidiu relançar o carro baseado na segunda geração do Escort brasileiro e no Orion, versão sedã do Escort na Europa. A nova versão durou até 1996, quando saiu de linha para dar lugar ao Escort sedã de nova geração, importado da Argentina. O Verona deixou de ser “irmão gêmeo” do Apollo e passou a ser apenas primo do Logus (substituto do Apollo). o Escort sedã chegou ao mercado em 1996, mas durou menos de 2 anos.
Concorrentes: Volkswagen Logus, Chevrolet Monza, Fiat Tempra, Toyota Corolla, Honda Civic e Peugeot 405.
Evolução: Verona, Escort sedã, Focus sedã.
9 – Volkswagen Logus 1993 – 1997
Assim como o Pointer, o Logus foi criado pela Autolatina, para substituir o Apollo, que era irmão gêmeo do Ford Verona. O Apollo foi um fiasco de vendas, já que era praticamente igual ao Ford Verona. Então a Autolatina decidiu tirar o Apollo de cena em 1992 e lançou o Logus, no mesmo ano, em março, como modelo 1993, este sendo baseado no Ford Escort, lançado no Brasil na mesma época. O Logus foi lançado nas versões CL 1.6 (de origem Ford AE1600), CL 1.8 e GLS 1.8 (de origem Volkswagen AP1800). Com o fim da Autolatina, em 1996, a Volkswagen decidiu descontinuar o Logus, já que era produzido pela Ford com motor VW e tinha apenas 2 portas. Foi substituído pelo Polo Classic, lançado no fim de 1996.
Concorrentes: Ford Verona, Chevrolet Monza e Fiat Tempra.
Evolução: Logus, Polo Classic, Polo Sedã.
10 – Fiat Brava – 1999 – 2003
O Fiat Brava foi lançado na Europa em 1995, para substituir o Tipo. No Brasil a Fiat começou a produzir o Bravo na fábrica de Betim-MG em 1999, para preencher a lacuna deixada pelo Fiat Tipo, que saiu de linha em 1997. Em 2003, saiu de linha com a chegada do Stilo.
Concorrentes: Chevrolet Astra, Ford Focus, Volkswagen Golf, Citroen Xsara, Peugeot 306/307 e Renault Megane.
Evolução: Brava, Stilo, Bravo.
O próprio Tipo nacional durou pouco mais de 1 ano (1996-1997), afinal perdia o status de importado e ganhava a fama de incendiário! Outro caso interessante foi o Escort\Verona 96 e meio que duraram apenas 6 meses de mercado com a grade oval, tornando assim a versão Racer uma das mais raras do Escort.
*Obs.: Apesar da VW dizer que o Polo Classic foi o substituto do Voyage, Logus e Pointer é incorreto afirmar isso. Bem, em relação ao Voyage está correto pois são da mesma categoria, mas os substitutos espirituais do Logus e Pointer são Golf e Bora (concorrentes diretos do Escort tanto aqui quanto na Europa até a chegada do Focus).