A história do Ford Fiesta no Brasil será contada neste post para homenagear o hatch da Ford, após a montadora anunciar o fim da produção, juntamente com o fim da Ford Caminhões e o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo.
O Ford Fiesta foi lançado na Espanha, em 1976. A Ford já vendeu mais de 16 milhões de unidades do carro no mundo, o que fez do Fiesta o terceiro carro mais vendido da marca estadunidense, atrás apenas do Escort e da picape F-Series. Fiesta significa “festa” em espanhol. Em 1983, veio a segunda geração e em 1989, veio a terceira geração (foto abaixo). Quando saiu de linha, o Fiesta estava na sua sétima geração.
O Ford Fiesta foi lançado no Brasil em 1995, na sua terceira geração, importado da Espanha, o seu país de origem. O hatch importado era equipado com um motor 1.3 litro à gasolina de 60 cv de potência (Endura).
Em março de 1996, a Ford apresentou o Fiesta nacional, produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, para substituir o Escort Hobby 1.0 e para brigar com o Chevrolet Corsa e com o VW Gol, modernizado em 1994 (com o lançamento do Gol Bola). Em Maio de 1996, a Fiat contra ataca com o lançamento do Palio e a GM lança o Corsa GL 1.6 MPFI, para aposentar o GL 1.4 EFI.
Para se dedicar a produção da nova geração do Fiesta, a Ford transferiu a montagem do Escort para a Argentina. Sua frente tinha a identidade global da marca, em formato oval, assim como a família Escort e Versailles modelo 1996, era apelidada de “tristonho”.
Foi lançado nas versões 1.0, CLX 1.3 e CLX 1.4 16V Zetec, todos com injeção eletrônica multiponto (4 bicos).
A versão 1.0 tinha 51,5 cv de potência, a versão CLX 1.3 tinha 58 cv de potência e 10,2 kgfm de torque e a versão top de linha CLX 1.4 16V tinha 89 cv de potência e 12,5 kgfm de torque.
Em 1997, a Ford lança a Courier, para ocupar o lugar da Ford Pampa, picape pequena de grande sucesso da marca estadunidense nos anos 1980 e 1990. A Ford Courier era mais moderna que as suas concorrentes e a única que transportava 700 kg, era baseada na plataforma do Fiesta.
Em 1999 (como modelo 2000), o Fiesta ganha o seu primeiro Facelift e ganha novos motores Zetec Rocan 1.0 e 1.6, ambos com 8 válvulas. As versões disponíveis são GL e Class 1.0 e GL e GLX 1.6. Em 2000, chega a série especial Sport 1.0 e 1.6.
Em 2001, a Ford aproveita o acordo com o México e passa a importar o Fiesta sedã do México.
Em 2002, a Ford inaugura a fábrica de Camaçari e lança no Brasil a quinta geração, no mesmo ano de lançamento na Europa. Em 2003, a Ford lança o Ecosport, primeiro SUV derivado de automóvel do Brasil, com base no Fiesta.
Em 2004, chega o Fiesta sedã nacional, com motor 1.6 flex, primeiro Ford a beber álcool e gasolina.
Em 2005, a Ford lança o kit Trail, com para-choques pretos e um quebra-mato na frente do Fiesta, além de adesivos laterais e bagageiro no teto.
Em 2006, o Fiesta passa por um facelift e ganha novos faróis, grade dianteira e para-choques dianteiro, deixando o visual mais agressivo.
Em 2007 (como modelo 2008), chega a Versão Trail, para fazer frente ao aventureiro Volkswagen CrossFox, desta vez como uma versão oficial.
Em 2010, o Fiesta recebe seu último facelift, que lhe rendeu o apelido de “ET”.
Ainda em 2010, a Ford lança o New Fiesta Sedã, importado do México. O sedã compacto premium era vendido em versão única, como motor 1.6 16V flex de até 130 cv (mesmo do Focus) e câmbio manual de cinco marchas. Foi o primeiro da categoria equipado de série com sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, duplo de cortina e do joelho do motorista). Em 2011, a Ford traz o New Fiesta hatch do México.
Em 2013, a Ford passa a montar o Ford Fiesta de sétima geração, nas carrocerias hatch e sedã na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O Fiesta ganhou nova frente com a identidade global da marca. O Fiesta foi lançado nas versões S 1.5, SE 1.5, SE 1.6 e Titanium 1.6, com opção de câmbio automatizado Powershift para as versões 1.6.
Em 2014, a Ford encerra a produção do Fiesta de sexta geração na fábrica de Camaçari (BA) para se dedicar à produção do novo Ford Ka.
Em 2017, o Fiesta passa por mudanças estruturais para melhorar as notas nos testes de impacto e recebe um facelift, ganhando novo para-choques dianteiro.
No dia 19 de fevereiro de 2019, a Ford anuncia o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, assim encerrando a produção do Fiesta e de toda a linha de caminhões no Brasil.
Galeria de imagens
Fotos: Divulgação/Ford