A Jeep e a Mopar, preparadora oficial dos carros da FCA (Fiat, Jeep, Ram,Chrysler, Ram e Dodge), apresentarão seis modelos da marca Jeep no 53º Easter Jeep Safari, que acontecerá na região de Moab, no estado norte-americano de Utah. Esta edição acontecerá de 13 a 21 de abril.
São seis tipos de veículos diferentes: 4 picapes cabine dupla e 2 picapes cabine simples, cada um com as suas características exclusivas.
Jeep Gladiator Gravity
O conceito Gladiator Rubicon é pintado na chamativa cor Laranja Punk’N Mettalic, de tom mais escuro. Apesar do estilo radical, todas as alterações foram feitas com acessórios já disponíveis na linha Jeep Performance Parts.
As portas são feitas com tubos de aço, que reforçam a liberdade a céu aberto incomparável do Gladiator entre as picapes médias. Apesar de parecer com o Jeep Wrangler Unlimited, se trata de uma picape cabine dupla com capota removível.
A Picape conta com racks transversais da Mopar montados sobre as bordas da caçamba, que apoiam uma cesta, ideal para equipamentos de escalada como cordas, mosquetões, capacetes e tênis.
A caçamba da picape traz o exclusivo sistema Mopar/Decked, com duas grandes gavetas deslizantes para organização e armazenamento seguro de inúmeros tipos de carga. E ainda conta com espaço disponível entre as gavetas e o cesto.
Para o fora de estrada, o Jeep Gladiator Gravity tem a distância em relação ao solo elevada em 5 cm com o kit de da JPParts e as rodas de 17 polegadas são calçadas por pneus de 35 polegadas.
As proteções laterais inferiores são feitas em aço de alta resistência Jeep Performance Parts , são mais grossas e largas, além de utilizarem o mesmo revestimento antiderrapante das caçambas de picapes Ram. Na frente da grade preta acetinada Mopar, as luzes LED de 18 cm iluminam o caminho com a ajuda dos projetores LED de 12 cm nas colunas A.
Na cabine, destaque para os bancos de couro da Katzkin com o símbolo da grade Jeep bordado. Entre outros acessórios Mopar, alças de apoio para os passageiros, bolsas porta-objetos MOLLE (Modular Lightweight Load-carrying Equipment), fixadas nas costas dos bancos dianteiros, e tapetes com um exclusivo sistema que permite drenar água e sujeira.
Jeep Wayout
O protótipo Jeep Wayout é um verdadeiro todo-terreno que aproveita a capacidade de carga. É a versão picape cabine dupla do Novo Gladiator. O Wayout é um veículo funcional que conta com uma barraca para duas pessoas no teto e um amplo toldo personalizado. A carroceria reforçada distingue-se pela nova cor Verde Gator, que estará disponível na linha Gladiator de série.
a picape conta com dois reservatórios de combustível auxiliares feitos sob medida nos para-lamas traseiro, pintados na cor vermelha. O potencial off-road foi ampliado com o kit de elevação da Jeep Performance Parts de 2 polegadas (5 cm) e os pneus lameiros de 37 polegadas calçando as rodas de aço.
O design retrô lembra as picapes Willys originais dos anos 1960 e 1970. Além disso, um guincho Warn com capacidade de 5.440 kg e um snorkel da JPP ajudam a superar os obstáculos.
Jeep Flatbill
O conceito Jeep Flatbill é mais uma versão do Novo Gladiator, esta voltada para os adeptos do Motocross e desenvolvida para transportar motos. A cultura das motos fora de estrada inspira o capô ventilado de fibra de carbono, os extensores de para-lamas elevados, enquanto o para-choque dianteiro menor, personalizado, e a placa inferior de proteção melhoram o ângulo de ataque.
No lugar da tampa traseira, foram instaladas rampas específicas, com rodas, que deslizam para fora, facilitando o acesso à caçamba. Os eixos dianteiro e traseiro Dynatrac Pro-Rock 60 e o kit de elevação de 4 polegadas personalizado Off-Road Evolution, ajudam a Flatbill a superar qualquer obstáculo. Juntamente com amortecedores traseiros especiais e rodas aro 20″ com pneus de 40 polegadas.
Jeep M-715 Five-Quarter
O Jeep M-715 Five-Quarter é uma mistura de componentes antigos e modernos. O termo “Five-Quarter” é uma alusão às picapes Jeep do passado que eram de uma tonelada e um quarto (1.250 kg) ou “cinco quartos”.
O nome M-715 vem da picape de 1968, veículo militar baseado na Gladiator da época, que foi recriado com melhoramentos em termos de design e funcionalidade no chassi, na transmissão e nas configurações de carga, resultando numa obra-prima de grandes capacidades.
Por fora, a dianteira agora é de fibra de carbono. Outras modificações na carroçaria incluem uma diminuição de 9 cm na altura da capota de lona, realçando ainda mais o perfil “monster truck”. Os faróis dianteiros são HID (Descarga de Alta Intensidade) e há luzes auxiliares de LED para proporcionar ampla visibilidade.
A suspensão teve os feixes de molas trocado por molas helicoidais. Além disso, o eixo dianteiro foi avançado 5 cm e substituído por um Dynatrac Pro-rock 60.
O eixo traseiro é Dynatrac Pro-rock 80, enquanto as rodas de aro 20 polegadas com beadlocks calçam os enormes pneus de 40″. Debaixo do capô do Jeep M-715 Five-Quarter, foi instalado um motor HEMI V8 6.2 “Hellcrate”, com compressor, que passa dos 700 cv.
Jeep J6
Esse conceito Jeep J6 mistura o clássico estilo Jeep do final dos anos 1970 com as peças da linha Jeep Performance Parts, da Mopar. A picape Jeep J6 foi baseada no Gladiator Rubicon, mas com uma exclusiva cabine simples, maximizando o espaço de carga com um funcional compartimento de cerca de 1,80 m de comprimento, 30 cm a mais que no Gladiator de série. A Mopar e o time de design da Jeep recuaram no tempo para recuperarem o mesmo azul disponível no Jeep Honcho, de 1978.
O santantônio acomoda quatro faróis de LED de 12 cm da Jeep Performance Parts – há mais luzes auxiliares de LED na barra sobre o para-choque frontal. Logo abaixo, na caçamba, o suporte do estepe aloja a roda de 37 polegadas da picape. A suspensão foi elevada com um kit da JPP de 5 cm. A capota rígida do protótipo é removível e os emblemas Jeep e J6 na tampa traseira e nos para-lamas têm tipologia clássica.
Jeep JT Scrambler
O protótipo Jeep JT Scrambler resgata as cores e os grafismos da icônica picape CJ-8 Scrambler, da década de 1980. Baseado no Jeep Gladiator Rubicon, o Scrambler recorre bastante à linha Jeep Performance Parts da Mopar, incluindo as quatro luzes LED de 12 cm no alto do santantônio e as duas à frente das colunas A. A iluminação dianteira é completada por um par de faróis de LED à frente da grade frontal.
As rodas JPP de 17 polegadas são personalizadas com um tom de bronze para combinar com as faixas laterais. O kit de elevação de 5 cm ajuda a abrigar os grandes pneus de 37″ e as resistentes proteções inferiores laterais Jeep Performance Parts, com superfície antiderrapante. A potência do motor Pentastar V6 3.6 (o único oferecido hoje no Gladiator), é incrementada com entrada de ar frio e escape cat-back da Mopar.