Você saberá quais foram os carros mais vendidos do Brasil, de 1957 até 2021, quais foram os líderes de vendas de cada ano, desde o começo da indústria automotiva brasileira.
A indústria automotiva brasileira nasceu em 1956, naquela época, FNM, Ford, GM, Mercedes-Benz, Vemag, Volkswagen e Willys se instalaram no Brasil e começaram a produzir seus veículos em 1957. Até 1960, International, Scania-Vabis e Simca também começam a fabricar no Brasil.
Jeep Willys – 1957 e 1958
A Willys Overland do Brasil foi fundada no dia 26 de agosto de 1952, em São Bernardo do Campo. Em 1954, os primeiros Jeep Willys ganhavam as ruas brasileiras, eram montados no Brasil com peças importadas dos EUA. Lançado em 1957, o Jeep Willys com quase 100% de nacionalização já começou na liderança do mercado, em uma época em que a concorrência no mercado automotivo brasileiro era pequena. A Willys foi a montadora brasileira que mais produziu veículos no Brasil, entre 1957 e 1960, foi ultrapassada pela Volkswagen em 1961, voltou a liderar em 1962, e a partir de 1963, a Volkswagen dominou o mercado, até os anos 1990. O Jeep Willys foi produzido no Brasil até 1983.
Volkswagen Fusca – 1959 a 1982
Desde o seu lançamento, em 1959, até 1982, o VW Fusca foi o carro mais vendido por 24 anos. Em 1983, caiu para a terceira posição, atrás dos Chevrolet Chevette e Monza. Suas vendas foram caindo, até sair de linha, em 1986, quando não estava nem entre os 10 mais vendidos. Em 1993, voltou a ser fabricado com o mesmo visual do Fusca 1986, mas saiu de linha novamente, em 1996. Voltou importado do México na segunda geração, com motor 2.0 do Golf na frente, em 1998 (New Beetle) e na terceira geração, como um esportivo, com motor 2.0 TSI do Golf GTI e voltando a usar o nome de Fusca, sendo vendido até 2017. Um ano depois do fim da importação, saiu de linha no México.
Chevrolet Chevette – 1983
Lançado em 1973, o Chevette demorou 10 para assumir a liderança do mercado brasileiro. Em 1983, o Chevette foi o carro mais vendido, superando o líder Fusca, depois de 24 anos na liderança, isso graças a reestilização de 1982. O Chevette só liderou um ano, mas esteve entre os veículo mais vendidos, até o fim dos anos 1980. O Chevette saiu de linha em 1993, sendo substituído pelo Corsa.
Chevrolet Monza – 1984 a 1986
Lançado em 1982, o Chevrolet Monza assumiu a liderança do mercado, apenas 2 anos depois, apesar de ser um dos carros mais caros da época. Depois que o Gol virou líder, o Monza continuou entre os veículos mais vendidos, até perder espaço para os importados, a partir de 1990, quando o governo Collor abriu às importações. Mesmo com a reestilização, em 1991, o Chevrolet Monza não conseguia se manter entre os veículos mais vendidos de sua categoria e foi cada vez mais perdendo espaço no mercado brasileiro, até sair de linha, em abril de 1996. Foi substituído pelo Vectra, que ganhou nova geração (Vectra B), que graças ao seu design foi o sedã médio mais vendido até o começo dos anos 2000, sempre entre os 6 mais vendidos no ranking geral.
Volkswagen Gol – 1987 a 2013
Lançado em 1980, com a missão de substituir o Fusca, o Gol levou 7 anos para conseguir chegar a liderança do mercado, mas a espera valeu a pena para a Volkswagen, já que o veículo foi o carro que ficou mais tempo na liderança do mercado, ficando 26 anos na liderança, 2 anos a mais que o Fusca, superando o recorde do seu predecessor. A Volkswagen só conseguiu isso depois de muitas mudanças estéticas e técnicas, já que o Gol foi lançado com motor refrigerado a ar do Fusca.
Em 1987, o Gol estava disponível apenas com motores refrigerados a água, já que o Gol BX deu adeus junto com o Fusca, em 1986. O Gol está em produção até hoje, desde o lançamento do Fox, em 2003, especula-se sobre o modelo sair de linha, mas o Gol fechou 2021 em sexto no ranking, com 66.228 unidades emplacadas, ficando à frente do Fiat Mobi. Em 2020, foi o quarto mais vendido, com 71.151 unidades emplacadas, sendo o Gol o carro mais vendido da Volkswagen naquele ano.
Fiat Palio – 2014
Lançado em 1996, foi o hatch que mais ameaçou a hegemonia do VW Gol, ficando sempre em segundo lugar à frente do Corsa, nos anos 1990. Somente em 2014, depois de 18 anos de seu lançamento, o Fiat Palio finalmente conseguiu fechar 1 ano na liderança do mercado automotivo brasileiro, mesmo assim, o Palio ganhou do Gol com uma diferença muito apertada: 183.736 ante 183.355, uma diferença de apenas 381 veículos.
Chevrolet Onix – 2015 a 2020
Lançado no final de 2012, o Chevrolet Onix se tornou o veículo de maior sucesso da história da GM no Brasil. Depois de liderar entre 1983 a 1986, a marca conseguiu voltar a liderança, depois de 29 anos. O Chevrolet Onix só perdeu a liderança em 2021 para o Hyundai HB20, porque a crise da pandemia atingiu a indústria automotiva, faltando principalmente componentes eletrônicos para algumas marcas. Em 2020, a Chevrolet vendeu 135.351 unidades do Onix, ante 86.548 unidades do segundo colocado, o Hyundai HB20.
Hyundai HB20 – 2021
Desde o seu lançamento, no final de 2012, o Hyundai HB20 sempre esteve na briga com o Ford Ka pela segunda posição. O Chevrolet Onix liderou até o mês de julho, mas a falta de componentes eletrônicos afetou muito a GM. O HB20 foi crescendo no decorrer do ano e fechou o ano na liderança, com 86.455 unidades vendidas, ante 84.644 unidades do Fiat Argo. O Chevrolet Onix fechou 2021 apenas em quarto lugar, com 73.623 unidades emplacadas, ficando atrás do Jeep Renegade (73.913 unidades). Entre todos os automóveis e comerciais leves, o campeão de 2021 foi a Fiat Strada, com 109.107 unidades emplacadas.
Em 2022, o Chevrolet Onix pode voltar a liderança, já que vendeu 11.529 unidades em dezembro, seguido pelo seu irmão sedã Onix Plus, que emplacou 9.105 unidades. Dezembro não foi um ano muito bom para o HB20, já que ficou apenas em quinto, com 7.926 unidades emplacadas, atrás de Volkswagen Gol e Chevrolet Tracker.