A GM acaba de lançar nos EUA o novo Chevrolet Blazer EV 2024, um SUV 100% elétrico e com um sistema 100% autônomo.
Do Blazer derivado da picape S10, que foi vendido no Brasil entre 1995 e 2011, só tem o nome mesmo. Assim como a Silverado EV e o Cadillac Lyriq, é montado sob a plataforma Ultium da General Motors, que permite a montagem de baterias de forma modular e na vertical.
Seu design é exclusivo, diferente de todos os veículos atuais da Chevrolet, com faróis posicionados acima da grade dianteira (Que é apenas decorativa), formando uma linha iluminada por LEDs até a gravata da Chevrolet. Em baixo da grade, uma imitação de entrada de ar, que é toda fechada, mas serve para manter a identidade visual da marca, embaixo dos faróis, passagens de ar para as caixas de rodas.
Uma das funções dos faróis é indicar o estado de carga das baterias enquanto o carro está plugado no wallbox. No começo, uma iluminação sequencial, aumentando a velocidade e a intensidade conforme o nível das baterias vai subindo. As versões esportivas RS e SS possuem uma função semelhante; a iluminação vai ficando mais forte quando motorista se aproxima e vai diminuindo até apagar quando o motorista se afasta do carro.
O carro tem linhas futuristas, mas sem deixar o visual do carro feio ou exageradamente futurista. As versões 1LT virão com rodas aro 19, enquanto a versão RS virá com rodas aro 21 e a versão SS virá com rodas de 22 polegadas.
No interior, poucos comandos físicos e uma central multimídia com 17,7 polegadas levemente inclinada para o motorista, que atua em conjunto com o painel digital de 11 polegadas. As saídas de ar são arredondadas, como em esportivos como o Camaro e o volante é esportivo com base reta e cheio de botões. Há uma alavanca no volante para a mudança de marchas, com apenas as opções D (Drive ou dirija), N (Neutro) e R (Reverse ou ré).
O SUV será o primeiro Chevrolet a usar o sistema Super Cruise, que permite uma condução 100% autônoma, sem a necessidade de um motorista que mantenha as mão ao volante, no entanto, este sistema estará disponível apenas nos EUA e Canadá, mesmo assim o uso é restrito para algumas vias, mediante pagamento de mensalidades do serviço e será item de série nas 3 versões mais caras. Quando acionado, acende uma luz verde na parte superior do volante.
Além do sistema de condução autônoma, a Blazer EV 2024 traz tecnologias usadas em outros carros da Chevrolet, como frenagem automática de emergência, sistema de detecção de pedestre e frenagem, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de farol alto automático IntelliBean, sistema que estaciona o carro sozinho, entre outros, todos estes sistemas estarão disponíveis de série, em todas as versões da Blazer EV.
A GM não forneceu todos os dados técnicos e detalhes sobre o carro, mas o que se sabe é que o veículo estará disponível (nos EUA) em 4 versões de acabamento: 1LT, 2LT e as esportivas RS e SS, as versões de entrada 1LT e 2LT terão tração dianteira, podendo a versão 2LT vir com tração integral como opcional. A versão RS poderá vir com tração dianteira ou traseira, ou ainda tração integral como opcional, enquanto a versão SS vem de fábrica com tração integral.
A versão mais esportiva SS terá motor com até 564 cv de potência e 89,6 kgfm de torque. Com o modo WOW (Wide Open Whats) ativado, vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
Segundo a GM, a autonomia máxima da bateria poderá chegar a 515 km na versão RS, com uma carga completa, além disso, o modelo também poderá usar carregadores rápidos de até 190 kW, além de um wallbox comum de 11,5 kW. A menor autonomia seria da versão de entrada 1LT, com autonomia máxima de 397 km. Nas versões 2LT e SS, a autonomia chega a 471 e 467 km, respectivamente.
A versão de entrada 1LT terá preço inicial de US$44.995 (aproximadamente R$245 mil), a versão 2LT terá preço de US$47.595 (aproximadamente R$258 mil), a versão RS terá preço de US$51.995 (aproximadamente R$280 mil) e a versão topo de gama SS, custará US$65.995 (Aproximadamente R$360 mil).
As versões intermediárias 2LT e RS chegam no último trimestre de 2022, enquanto a versão top de linha SS chega em meados de 2023. A versão de entrada 1LT chega apenas em 2024.
Segundo o presidente da General Motors da América do Sul, Santiago Chamorro, o SUV será vendido no Brasil a partir de 2024,dentro da nova estratégia de eletrificação de veículos da marca Chevrolet, que inclui Bolt EUV, com previsão de lançamento até o final de 2023, e Equinox EV, que assim como a Blazer EV, ainda está em desenvolvimento nos EUA. A GM pretende zerar a emissão de poluentes até 2035.
A Blazer EV virá para o Brasil importada do México, as versões que serão vendidas por aqui e os preços não foram divulgados. Todos os detalhes e informações técnicas do carro serão informadas pela GM quando o lançamento estiver próximo.