O Chevrolet Monza foi lançado no Brasil em 1982, chegou trazendo muitas inovações no mercado automotivo brasileiro, como motor transversal e tração dianteira (até então uma novidade para os carros da Chevrolet). Foi o carro mais vendido do Brasil por 3 anos consecutivos, entre 1984 e 1986, saiu de linha em 1996, mas foi o sedã médio médio de maior sucesso da história da Chevrolet no Brasil até hoje.
O Corsa Classic recebeu o nome de Monza no México por alguns anos, e desde 2019, a joint-venture formada pelas montadoras General Motors e SAIC (Shangai Automotive Industry Corporation) na China, fabrica um sedã com o nome de Monza. No México, este mesmo sedã recebeu o nome de Cavalier, substituindo o Cruze.
A linha 2023 do Monza foi apresentada na China com 2 opções de motorização. Além da versão com motor a combustão, 1.5 aspirado com 114 cv e com sistema híbrido-leve MHEV de 48 volts, aliado a um motor a combustão 1.3 turbo com 163 cv. O câmbio é automático de 6 marchas para a versão híbrida e manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas para a versão a combustão.
O Monza é maior que um Onix Plus e é 5 cm menor que o Cruze. O design do Monza segue a linha dos outros sedãs da Chevrolet.
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Se o Monza 2019 já é bonito, o 2023 ficou ainda mais bonito, com nova grade colmeia. Os faróis tem detecção automática e possui luzes diurnas estilo asa em led. As rodas de liga leve prata e preto deixam o sedã ainda mais esportivo. O porta-malas oferece 405 litros de capacidade.
No interior, duas telas paralelas uma a outra, uma delas é o painel de instrumentos, de 10,25 polegadas, e a outra é uma central multimídia, inclinada 9 graus em direção ao motorista.
Na China, o Monza substituiu o Cruze, que permanece sendo fabricado na fábrica da Argentina, mesmo com as vendas em baixa. Dizem que o Cruze não tem vida longa, é fabricado apenas na Argentina, nas configurações sedã e hatch.
Pelo menos por enquanto, a GM não deve lançar o novo Monza no Brasil. Os próximos lançamentos da Chevrolet no Brasil devem ser a nova Montana, que virá como uma picape cabine dupla de porte da Toro, e uma versão cupê do Tracker, para brigar com VW Nivus e Fiat Fastback, além dos novos elétricos Bolt EUV e Blazer EV.
Por enquanto, o Cruze continua como sedã médio da Chevrolet e o Onix Plus como sedã de entrada no Brasil e a marca estadunidense no momento não pensa em trazer para o Brasil veículos híbridos, apenas combustão (em um futuro próximo apenas veículos turbo) e 100% elétricos.
Chevrolet Onix 2024
Esta reestilização no Monza chinês deve inspirar as mudanças estéticas do novo Chevrolet Onix 2024. A atual geração do Onix e Onix Plus foi lançada na China antes de ser lançada no Brasil, em 2019, junto com o Monza, por isso o design de ambos é tão parecido, e assim deve ser também no Onix 2024.
Fotos do novo Chevrolet Monza 2023
Fotos: Divulgação/GM